Violência entre torcidas revela falhas na segurança, explica Eduardo Matos de Alencar
4 de fevereiro de 2025
Violência entre torcidas revela falhas na segurança, explica Eduardo Matos de Alencar
Instituto Arrecife

Eduardo Matos de Alencar, membro e presidente do Instituto Arrecife, analisa o caos das brigas entre torcidas em Pernambuco.

Um confronto violento entre torcidas organizadas do Santa Cruz e do Sport, em Recife, no último fim de semana, chocou o país. O episódio, ocorrido horas antes do clássico pelo Campeonato Pernambucano de 2025, resultou em cenas de extrema brutalidade, incluindo agressões, depredações e até um caso de estupro.

Apesar da mobilização de centenas de policiais, a violência evidenciou falhas no planejamento e na execução das medidas de segurança. No artigo, publicado pela Gazeta do Povo, Eduardo Matos de Alencar analisa as raízes históricas e psicológicas da violência entre torcidas, comparando-a com exemplos internacionais e discutindo as medidas adotadas no Brasil para conter o problema. Apesar de leis e iniciativas recentes, como o Estatuto do Torcedor e a extinção formal de algumas torcidas, a impunidade e a falta de implementação de tecnologias como reconhecimento facial e ingressos nominais continuam a dificultar o controle efetivo da violência.

O texto também aborda a influência política e financeira das torcidas organizadas, além da necessidade de uma reforma no sistema de justiça criminal para coibir comportamentos violentos e garantir a segurança nos eventos esportivos.

O texto completo pode ser lido no jornal Gazeta do Povo pelo link.

Compartilhe!


Cadastre-se na

nossa newsletter

Receba em primeira mão todas as novidades e ultimas noticias do Instituto Arrecife, cadastra-se em nossa newsletter preenchendo o formulário ao lado, esperamos por você.


SOBRE NÓS

Promovemos políticas públicas baseadas na livre iniciativa, governo limitado e soberania nacional, buscando devolver poder ao povo brasileiro e desenvolver soluções para os desafios do país.

ATENDIMENTO

Entre em contato conosco:

PODCAST DEBATE BRASIL

Acompanhe o Debate Brasil nas principais plataformas.

AJUDE O ARRECIFE

Chave pix: CNPJ: 42.989.894/0001-34


Se preferir pode scanear o QRCode abaixo pelo aplicativo do seu banco



Instituto Arrecife - CNPJ 42.989.894/0001-34