Livro de Luiz Ramiro apresenta panorama minucioso sobre o pensamento político de João Camilo de Oliveira Torres e uma visão sobre a trajetória e o destino do Brasil.
Lançado em 2024 pela edições 70 (Editora Almedina / Alta Books), Da Crise à Restauração expressa uma noção de reconstrução do Brasil, percebendo o traçado político através do percurso histórico. História mestra da vida. Esta foi a constante de um dos grandes ícones do Pensamento Político Brasileiro, o historiador e sociólogo mineiro João Camilo de Oliveira Torres (1915-1973), que serve de fio condutor para o livro.
O mote é mostrar que a crise não é um problema quando sobre ela se lança um esclarecimento adequado. Daí decorre a importância dos fundamentos. Munido de uma consciência clara sobre os problemas que devem ser enfrentados, João Camilo forneceu propostas restauradoras, e demonstrou que a realidade brasileira se alcança através de uma percepção da história, cujas balizas compreendem o patrimônio cultural e institucional da igreja católica. Por isso que as três grandes chaves de leitura sobre o passado e o futuro do país estão, justamente, na história, na religião e na política.